Pôster 6º Congresso de Graduação
Material Gerado ( Workings Papers)
O projeto teve uma divisão de 4 frentes de trabalhos, sendo elas: Frente de Ensino de Tecnologias e Competências da Indústria 4.0, Frente de Ensino Híbrido, Frente de Aprendizagem Ativa e Frente de Espaços de Aprendizagem. A seguir segue os Workings Papers gerado por cada frente com a opção de download para leitura e melhor compreendimento.
Frente de ensino tecnologias habilitadoras e competências da Indústria 4.0
Tecnologias Habilitadoras Indústria 4.0
Este Working Paper apresenta um guia básico para compreender quais são as tecnologias que garantem o aumento de produtividade e eficiência na Indústria 4.0
Benchmarking Universidades Americanas
Este Working Paper traz um estudo de benchmarking de universidades americanas para o curso de “Industrial engineering” e as disciplinas relacionadas a Indústria 4.0
PPCs Universidades Brasileiras
Este Working Paper apresenta uma análise dos Projetos Peagógicos dos Cursos(PPCs) em Engenharia de Produção por universidades brasileiras em vista da Indústria 4.0
Engenharia de Produção: Survey com Professores
Este Working Paper traz um survey com professores sobre a inclusão das tecnologias da Indústria 4.0 nos cursos de graduação em engenharia de produção da Universidade de São Paulo
Competências de Engenharia para Indústria 4.0
Este Working Paper identifica e analisa as competências profissionais da Indústria 4.0 requeridas na formação do engenheiro com base na revisão de literatura
Frente de Ensino Híbrido
Ensino Híbrido: Reflexões Iniciais
Este Working Paper traz uma sistematização dos conceitos relativos do ensino híbrido para um nivelamento de conhecimento comum sobre o tema
Avaliação do Estágio de Maturidade do Ensino Híbrido
Este Working Paper realiza uma investigação sobre a percepção, adesão e perfil dos docentes dos cursos de engenharia de produção da USP sobre as práticas de ensino híbrido adotadas
Sistematização de Requisitos do Ensino Híbrido
Este Working Paper realiza uma sistematização dos requisitos essenciais para a implementação do ensino híbrido em curso de Engenharia de Produção.
Frente de Aprendizagem Ativa
Gameficação como Metodologia de Aprendizagem Ativa
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca da gameficação como metodologia de aprendizagem ativa
Simulações como Metodologia de Aprendizagem Ativa
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca de simulações como metodologia de aprendizagem ativa
Aprendizagem Baseada em Problemas
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca de aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem ativa
Aprendizagem Baseada em Projetos
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca de aprendizagem baseada em projetos como metodologia de aprendizagem ativa
Método do caso como Metodologia de Aprendizagem Ativa
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca do método do caso como metodologia de aprendizagem ativa
Sala de Aula Invertida como Metodologia de Aprendizagem Ativa
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca do modelo de sala de aula invertida como metodologia de aprendizagem ativa
Challenged Based Learning como Metodologia de Aprendizagem Ativa
Este Working Paper traz uma revisão de literatura acerca da metodologia de aprendizagem ativa conhecida como Challenged Based Learning(CBL)
Frente de Espaço de Aprendizagem
Espaços de Aprendizagem: caracterização e casos de uso para ensino de engenharia no contexto da Indústria 4.0
Este Working Paper tem como objetivo identificar espaços de aprendizagem adequados para o ensino de Engenharia, considerando o contexto da quarta revolução industrial, por meio de uma pesquisa bibliográfica exploratória.