Conheça nosso projeto objetivo Cronograma

  • Propósito
  • Objetivos
  • Acompanhamento
  • Conclusão

Aplicar a Quarta Revolução Industrial para os Cursos de Engenharia de Produção da USP: desafios de modernização curricular e oportunidades de integração entre departamentos, unidades e cursos.

Incorporação de matérias curriculares que contemplem um ensino voltado para a indústria 4.0 com aplicações de novas tecnologias, novas formas de ensino com aprendizagem ativa e espaços de aprendizagem até 2022

O acompanhamento do projeto será feito pela integração dos três campi da USP com o curso de engenharia de produção, sendo eles os campi de Lorena, São Carlos e São Paulo, havendo coordenadores de cada campus para orientação do projeto.

O projeto é direcionado para inovação curricular do curso de engenharia de produção em todos campus que o tem inserido. De forma que foquem na modernização frente a indústria 4,0 e formas de aprendizagem.

Diretrizes de avaliação crítica

Conteúdos centrais mínimos

Redução carga cognitiva do aluno

Vertentes do mercado de trabalho

Integração e integralidade das unidades

Highlights edital

  • Modernização e a reformulação das estruturas curriculares;
  • Excelência no ensino de graduação;
  • Ajustes e adaptações rápidas do ponto de vista técnico, operacional e conceitual (pandemia);
  • Ensino híbrido (blended learning) presente nos cursos de graduação;
  • Integração entre os cursos e Unidades;
  • Reflexão sobre as atuais estruturas curriculares, visando à redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes;
  • Propostas inovadoras para implementação e melhora dos currículos de graduação da USP, variando desde readequações pontuais e em ciclos específicos (Categoria B) até reestruturações completas (Categoria A);
  • Mudanças curriculares significativas (métodos, conteúdos e possibilidades e oportunidades para o estudante de graduação vivenciar diferentes vertentes da área de conhecimento, ampliando seu leque de atuação profissional);
  • Produto esperado (Cat. A): proposta de estruturação curricular completa incluindo um cronograma estruturado de sua implementação (já a partir de 2022).
2021-03-01

Fase A

  • Proposta de diretrizes de modernização do currículo dos cursos de engenharia de produção da USP( conteúdos e práticas de ensino-aprendizagem)
2021-03-01
2021-07-01

Fase B

  • Definição de planos de ação para a implementação das diretrizes para cada curso / unidade da USP.
2021-07-01
2022-01-01

Fase C

  • (Pós Projeto – 2022) – Realização de ações que viabilizem a implementação do projeto desenvolvido
2022-01-01